Depois de tanto tempo sem cá vir, resolvi postar sobre amizade ;) Mas não foi do nada. Encontrei um artigo na Elle, que fala sobre melhores ou melhor amiga.
É muito complicado falar de amizade, quando hoje em dia as pessoas têm uma facilidade tremenda de chamar amiga à alguém que conheceu há uma semana ou falou duas ou três vezes pela internet. Sinceramente, uma situação que me causa muitas vezes, algum constrangimento. Muitas vezes, deixo de publicar declarações de amizade online, pois tenho a certeza de que alguns desses "amigos" se sentirão ofendidos. Mesmo que, lá no fundo, saibam quem são os seus amigos de verdade.
E os amigos heróis? Essa foi uma definição minha. São aqueles que gritam aos sete ventos que são grandes amigos, que estão presentes para o que der e vier, mas na hora do aperto, desaparecem como por magia. Esses são os mais sensíveis e por isso, dou-lhes o apoio necessário para continuarem colocando a boca no trombone, gritando para todos ouvirem, que são super amigos!
O artigo dizia que na europa 30% das pessoas, têm um amigo com quem fala da sua vida privada. Sim, essa é a definição de amigo, aquele com quem você pode falar sobre tudo. Sem medo que ele vá contar ao primeiro que encontrar, tudo que você acabou de dizer. Sem pensar que ele vai ouvir o que você disse e tentar achar uma falha para te condenar. Sem medo do olhar de censura. Amigo é aquele que depois de te dar um puxão de orelha, te dá um abraço e te acarinha.
Nunca confio num amigo que é mero ouvinte. Quem ouve e não compartilha, não é amigo, é gravador!
No artigo da Elle, eles classificam vários tipos de amigas e dá algumas dicas de como retribuir.
A Conciliadora: é aquela que nos deixa chorar no ombro, que atende o telefone na maior calma - mesmo que isso seja às 3 da madrugada -, nos ouve falar dos amores não correspondidos e faz mais efeito do que semanas de psicólogo. Ela nos faz acreditar que tudo vai ficar bem, no matter what!
Como retribuir: Não telefonar só de 6 em 6 meses, quando estamos tristes. E ter em conta as palavras de Karl Lagerfeld: "As pessoas que choram devem também procurar-nos quando riem."
A Culta: É aquela que sabe tudo sobre as novas tendências, cinema, teatro, livros e sem o menor esforço.
Como retribuir: Tentar surpreendê-la com alguma coisa que ela ainda não conheça. Se conseguir!
A Fã: Essa é ótima para aqueles dias em que se sente feia, burra e acabada - rsrs -, porque ela está sempre te elogiando, dizendo que você a mulher mais linda e perfeita do universo. Tudo que você faz é o máximo e ultrapassa a perfeição. Ela é pura e sincera devoção.
Como retribuir: Basta não poupar elogios, quando estiver com ela.
A Divertida: É aquela que solta gargalhadas brutais onde quer que esteja. Tem sempre uma saída engraçada, uma piada no bico e um comportamento que faz você chorar de tanto rir.
Como retribuir: Acompanhá-la no comportamento irreverente, nem que seja de vez em quando.
A Sábia: Essa nunca perde a cabeça - não sou eu, certamente -. Faz críticas carinhosas e firmes e tem uma lucidez que por vezes pode ser humilhante. Mas tem conselhos em relação à vida, que te fazem super bem.
Como retribuir: Tentar fazer com que ela se solte um pouquinho e se divirta com você.
É possível encontrar todas essas qualidades numa só amiga? Não consegui ainda. E vocês?
Foi muito divertido ler esse artigo e encaixar em cada perfil, as amigas que tenho. Poucas, mas excelentes e para toda a vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário